sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LUCRE COM ARTESANATO

Olá charmosas e charmosos,

Espero que estejam todos bem. Talvez alguns, possam estar mais ou menos, mas... Não podemos nos deixar esmorecer! Temos que ter em mente que sempre tem alguém ao nosso redor que de alguma maneira tem as nossas vidas como espelho... Creia nisso!
         O nosso tema de hoje é justamente apresentar possibilidades a você.
É bem verdade que uns poucos em nosso país desfrutam de muitos benefícios e privilégios...
Por outro lado, sabemos que a maioria das pessoas precisa de uma renda complementar, ou seja, “se virar nos trinta” para oferecer uma vida digna à sua família.
Saiba que o artesanato pode ser um bom negócio!
Se você possui criatividade, você poderá ser um forte candidato a alcançar o sucesso. Mas, não esquecendo de que o segredo fundamental é o Planejamento. Vem comigo, e clique no link da matéria descrita abaixo.
Espero que ajude e gostem!!!
Beijinhos,
Débora Dias.

Confira a matéria:

Saiba como realizar o sonho do próprio negócio, em que planejamento e paixão pela arte são ingredientes primordiais para o sucesso
Texto Nathália Braga
Fotos Alexandre Placido (ambiente) e Paulo Gouveia

Ao decidir usar seu talento para ganhar o desejado dinheirinho extra no fim do mês, é preciso estar consciente das dificuldades e, acima de tudo, preparada para vencê-las. Para ajudá-la a enfrentar esta empreitada, confira o que diz o consultor do Sebrae-SP, Luis Alberto Lobrigatti.

Perfil do empreendedor: é preciso ter habilidade com artesanato, gostar de vender, de assumir riscos e ter muita persistência.

Planejamento: o primeiro passo é planejar os custos, verificar o público alvo e a concorrência existente. Observe sua região e só dê o primeiro passo quando tiver plena segurança e conhecimento do que será feito.

Investimento e segurança: não faça dívidas para começar a exercer a atividade e nem conte com ela como único meio de sobrevivência.

Oportunidade: no artesanato, é possível começar aos poucos, não sendo necessários grandes investimentos. 

Ansiedade: não existe prazo médio para se ter um retorno financeiro. Por isso, planeje com calma e trabalhe dia após dia.

Matéria-prima: na hora das compras, pesquise, negocie e procure reduzir custos, mas sem perder a qualidade.

Clientela: uma boa forma de atrair clientes é participar de eventos específicos da área, como feiras e exposições.

Vendas: não tenha vergonha de apresentar seus produtos a vizinhos ou em lojas para consignação.

Preço: para calculá-lo, você deve somar o custo total da peça, despesas com locomoção e embalagem e a margem de lucro desejada.

Renda: O salário mensal deve ser proporcional ao tempo dedicado ao artesanato.

Fique atenta!
Para facilitar e proporcionar o comércio artesanal, a Sutaco presta serviço de emissão de nota fiscal para venda, exposição e consignação de peças artesanais. Para isso, é preciso que o artesão esteja regularmente cadastrado. No site da Sutaco, é possível se cadastrar, preencher o formulário de pedido de emissão de nota fiscal e  saber mais a respeito de impostos. Acesse: www.sutaco.com.br(clicar no link “Nota Fiscal”). Se preferir, mande um e-mail para: notafiscal@sutaco.com.br


 
Cris Rocha, proprietária do ateliê
Quinta Reverência
Exemplo de sucesso
Cris Rocha, proprietária do ateliê Quinta Reverência, em São Paulo, começou a se interessar pelas artes quando percebeu que podia transformar objetos de sua casa em peças encantadoras. Desde então, especializou-se no assunto e atualmente possui um ateliê que é referência em criatividade. Inspire-se nesta história!

Faça Fácil: Como ter sucesso nos negócios?
Cris Rocha: Ter planejamento comercial e financeiro. Manter a perseverança no ideal do projeto, estar atenta para detectar os erros e ter flexibilidade para adequar o projeto a novas situações. 

FF:
E nos negócios artesanais, especificamente, o que é principal?
CR: Inovar. Agregar muita identidade às peças e soltar a imaginação.

FF:
Qual é a tendência artesanal ? No que as pessoas podem apostar que é venda certa? 
CR: A moda tem uma tendência oriental. As imagens da Índia e do Japão são bem-vindas neste momento. Lembrando que as peças utilitárias são sempre as mais vendidas.

FF:
Teve algum momento em que você se viu diante de uma situação difícil?
CR: Já tive de encarar um dia sem abrir o caixa. E para sair deste marasmo, a Quinta Reverência voltou a sua atenção para a condição de fornecedora.

FF:
O retorno financeiro é algo que geralmente pode desestimular por demorar um certo tempo. Como conviver com isso?
CR: Não estagnar e ter reserva financeira.

FF:
Qual mensagem você deixa a quem está começando agora?
CR: O artesanato pode ser um bom negócio. Planejar é fundamental. E dar vazão à criatividade é vital! 
 

Fonte:http://www.portaldeartesanato.com.br/noticias/494/Lucre+com+o+artesanato
Imagem: Portal de Artesanato

3 comentários:

  1. Oi Debora, não poderia deixar de vim retibuir o carinho da sua visita e fiquei encantada com a beleza do seu trabalho.Parabéns!!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Passei aqui para retribuir a sua visita e te dizer que o seu blog é muito fofo. Parabéns! Quero agradecer o seu carinho e pelo lindo comentário que deixou no meu blog.Estou te seguindo... Muito sucesso para você!

    Abraços,

    http://pedagogiccos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que bom que você veio... Obrigada por sua visita!
Lembre-se: "Quando seu coração decidir o alvo, sua mente projetará o mapa para alcançá-lo." Mike Murdock.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...